facce

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

São Cosme,São Damião, mantém as tradições baianas no mês de setembro.

Cosminho estimula a devoção dos baianos.
Na manhã do dia 27 de setembro acordei com alguns foguetes estourando nos ares do bairro da Cidade Nova, mas com poucos minutos foram diminuindo até silenciarem. Aproveitei para levantar da cama e iniciar os preparativos da devoção que passei a realizar há alguns anos desde que obtive sucesso numa promessa encomendada aos santos gêmeos.
A imagem, de mais de 100 anos, esculpida em madeira, foi passada de meu avô para meu pai e agora para mim. Simples assim, quando não ofereço o caruru enfeito o altar lá do quarto com balas,brinquedos, acendo velas e pronto! Rezo,  agradeço e ofereço. Durante o dia fico aguardando alguém me convidar para comer o caruru de Cosminho, mas a tarefa tem sido difícil principalmente quando a data cai num dia de semana.Os atuais devotos dos santos preferem cumprir as promessas no final de semana, assim quase todos os convites que recebi foram para o sábado,dia 29.
Após percorrer de carro pelas pistas emburacadas da cidade, consegui chegar a tempo em dois deles.Saudei os presente, visitei o quarto dos santos, observei os preparativos, as pessoas presentes, e até as dificuldades em manter-se a tradição (as mesas que antes eram exclusivas de sete meninos, agora abrigam meninas também), não se canta mais para os Santos e a agitação dos menores pararou na cerimônia de crianças bem educadas(os moradores de condomínios).
Ingredientes servidos nos pratos do caruru de Tia Carmem .
Como sempre, os devotos que ainda cumprem promessas de oferecer caruru, realizam uma rigorosa liturgia:comprar os ingredientes nas principais feiras de Salvador(São Joaquim e  Sete Portas), transportá-los para casa, prepara-los, servir os convidados e despachar as sobras pelas encruzilhadas ou matas fechadas.Existem também aqueles que distribuem as marmitex com caruru pelas ruas da cidade, as crianças de ruas disputam as preferências.
Tia Carmem serve inicialmente as crianças.
O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião,"o popular ".Na mitologia grega, há muito se cultuava esses Santos, havendo registros desde o século V. A Igreja Católica Apostólica Romana, desde 1969, celabrava a festa dos santos no dia 27 de setembro.A partir de 1969(reforma litúrgica), passou-se a comemorar no dia 26, por, considerar a importância de São Vicente de Paulo, também celebrado no dia 27, preferiram por não cultuar as duas Memórias na mesma data.

A gurizada saborea o caruru de Tia Carmem.
Histórico
A história dos Santos católicos é razoavelmente conhecida: irmãos árabes médicos que exerciam a profissão gratuitamente em Egéia, operando verdadeiros milagres. Diziam "nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder". Donde foram condenados por bruxaria e mortos sendo: jogados do despenhadeiro e  degolados. Quem pode com os mitos? Já a sua associação com as crianças está tão entranhada no cotidiano de Salvador que já quase ninguém sabe separar. Dá-se que o nascimento de gêmeos na África nagô (Nigéria, Benin) tradicionalmente envolve diversas crenças e requer práticas rituais específicas. Os mabaças têm, inclusive, seu padroeiro próprio no panteão dos orixás: Ibeji. Nota: embora na Bahia se fale muito os "ibejis", Ibeji é um só.

Não é preciso relembrar  a história do sincretismo religioso entre nós, basta a menção à Cosme e Damião para entendermos mais ou menos como é que os médicos árabes, de repente, viraram meninos chupando queimado pelas ruas da Liberdade e de Cosme de Farias. Aos interessados no assunto, há vasta bibliografia sobre o tema, de Nina Rodrigues a Hildegardes Vianna e Odorico Tavares.Extraido do texto Notas sobre o caruru de Cosminho.

A mídia constroi seus heróis segundo sua conveniência:China Pau não é heroi urbano é apenas um trabalhador nascido e criado na Cidade Nova.

A Rua das Almas foi destaque num jornal de grande circulação de Salvador, na última semana de setembro, em função do protagonista da reportagem ser o segurança de rua conhecido com China Pau, lembram-se dele?Fizemos uma reportagem no mês de junho, onde ele comandava um bloco de arrastão junino.  

China Pau em foto do blog.
A reportagem estampava a sua foto fardado vestindo colete a prova de balas, calça preta, um cassetete de cerca de 80 cm, três cachorros vira-latas e ladeado por uma moradora da rua(aparentemente em fuga). O caminho seguido pelo grupo era o ponto de ônibus localizado na avenida Barros Reis, via expressa. 

O reporter explicou que China tinha sido contratado como Perssonal Segurança da moradora, um espécie de segurança particular, recebendo R$ 35,00 por mês, por que a trabalhadora estava com medo de ser assaltada, uma vez que o número de assaltos aumentaram nos últimos tempos na Cidade Nova por falta de segurança, e de iluminação pública. 
O inusitado da matéria foi que nosso bravo morador serviu para todos os pretextos irônicos da reportagem, menos para o que ela deveria se propor: resgatar a segurança dos moradores do bairro pois as autoridades, Prefeitura e Estado, contatados pela reportagem, se omitiram, jogando o problema um para o outro, sem sinalizarem quais seriam as possíveis soluções encontradas que podesse dar tranquilidade aos moradores, uma verdadeira piada de mau gosto."Tudo que acontece na Bahia é sempre motivo de riso, por isso, nossos problemas são sempre interpretados como piadas país a fora". 
Colaborou: Fátima Gomes,Telma Ferreira.

Site consultado:

Notas sobre o caruru de Cosminho.

Por: James Martins em Entretenimento.
         

Outras fotos:


Imagem de S. Cosme e Damião, quarto de santos e orixás.



Quarto de santos e orixás,casa de Tia Carmem.



Tia Carmem convidou Sara para o caruru.



4 comentários:

  1. Beleza de matéria! Sao Cosme e Sao Damião, são meus protetores desde criança, lembro que saia para pedir "Missa pedida"com minha tia Edna (na época não entendia pq as pessoas tinham que colocar dinheiro naquele cesto) e meses depois ela fazia o caruru para os meninos e desta forma criei um estreito vinculo com esses santos e muitos pedidos foram e continuam sendo atendidos. Agradeço sempre e até aqui em Fortaleza/CE já fiz caruru para eles. Mas nada como comer um caruru na Bahia com todo seu axé, mistérios, ladeiras.

    ResponderExcluir
  2. Eu também sou devoto de S.Cosme e S.Damião por razões óbvias e muito mais agora que eles têm representado grande diferencial na minha vida. Quando fiz o meu primeiro caruru de promessa fique preocupado, pois não tinha a quem recorrer, achei incrível que na hora H apareceram vários amigos que se ofereceram para ajudar:tia Carmem,tia Aclésia, Silvinho(Nisú),Elen,Sara e Pai.
    Ainda estou devendo aos Santos,mas estou planejando o cumprimento da promessa em grande estilo.

    ResponderExcluir
  3. Caro Paulo, é a primeira vez que posto um comentário em seu blog, muito interessante sua proposta, apresentar as particularidades do seu bairro na internet, ainda não tinha visto algo parecido. Espero que tenha sucesso em sua trajetória.

    Contudo uma coisa me chamou atenção, quando você escreve no quinto paragrafo, “A Igreja Católica Apostólica Romana, desde 1969, celabrava a festa dos santos no dia 27 de setembro. A partir de 1969(reforma litúrgica), passou-se a comemorar no dia 26, por, considerar a importância de São Vicente de Paulo, também celebrado no dia 27, preferiram por não cultuar as duas Memórias na mesma data”.

    Na verdade a comemoração dos santos gêmeos acontecia no dia 26 de setembro, porém como já existia nesta data a comemoração do dia de São Vicente de Paulo, a igreja católica por não cultuar duas memórias na mesma data, modificou a data de São Come e São Damião para o dia 27 de setembro. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Caro Alex.
    Agradeço sua intervenção nesse espaço e espero que você acompanhe a cultura do bairro da Cidade Nova na web.Sobre a informação aqui escrita que você questionou,devo-lhe dizer que o que escrevemos está correto segundo os sites:www.derradeirasgracas.com,wikipedia.org.Eu também me surpreendi com a informação. Um grande abraço.

    ResponderExcluir