facce

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

"Eu sou negro sim não tenho vergonha não"

Novembro é um mês importante do calendário brasileiro por ter duas datas marcantes para a comunidade da Cidade Nova,o dia dos mortos(temos o cemitério de Quintas dos Lázaros margeando à Rua das Almas) e também o Dia da Consciência Negra.
O dia dois este ano foi muito agitado devido ao feriadão prolongado, movimentou os principais destinos turísticos da Bahia, mas por outro lado quem ficou na cidade além de curtir as nossas belas praias se dirigiu para prestar homenagens aos parentes e amigos que já se foram.
O cemitério de Quintas ganhou um bom número de pessoas que subiram e desceram a ladeira do cemitério, os vendedores de flores não reclamaram do movimento, mas os clientes sim, reclamaram do preço das flores e dos serviços de limpeza das covas e sepulturas cobradas exclusivamente neste dia.

Augusto Omolú - O Bailarino e ex-morador do bairro nos deixou esse ano.
Nesse  dia 20 de novembro nos inspiramos em grandes heróis nacionais negros para divulgar os nomes de quem,segundo o nosso ponto de vista, empreenderam lutas,destacaram -se em diversas atividades humanas: futebol, dança, música, direito, religião,etc e obtiveram reconhecimento da sociedade pelo valor genial de seus trabalhos no Brasil e também no mundo,conseguindo assim elevar a nossa auto-estima.

A história de luta do negro no Brasil se iniciou com Zumbi  dos Palmares e se mistura com a luta do povo brasileiro por melhores condições de vida, ele é considerado um dos maiores líderes da nossa história, simbolo de resistência da luta contra a escravidão, liberdade religiosa e prática da cultura africana.Se hoje a população brasileira constituí -se por 50% de afro-descendentes,deve-se a Zumbi, ele é o pioneiro da raça negra a contribuir para o nosso orgulho de ser negro.

Atualmente o jurista Joaquim Barbosa conquistou a simpatia do povo brasileiro por ser o primeiro negro a chegar à  nossa mais alta corte e também pelo seu trabalho desenvolvido durante o julgamento do maior escândalo de corrupção do Brasil, O Mensalão,Barbosa se posicionou condenado 25 réus entre empresários e políticos.Foi um ato de coragem, patriotismo, zelo e competência que valoriza a justiça do Brasil e nos enche de orgulho.

Li em jornais que "Joaquim Barbosa é a personificação de Zumbi dos Palmares pela sua luta por justiça e liberdade para os brasileiros, a diferença entre ambos é que os políticos exibiram a cabeça de Zumbi em praça pública o segundo exibe nas TVs e jornais a cabeça dos políticos corrutos.

Principais referências negras do Brasil

Zumbi dos Palmares - Líder revolucionário,escravo e referência negra do Brasil.
Joaquim Barbosa - Presidente do STF.
Edson Arantes - Pelé - Rei do futebol.
Milton Santos - Geógrafo, filósofo e professor.
Luíslinda Valois - Primeira Juíza negra do Brasil.
Gilberto Gil - Cantor,compositor, ativista e político.
Grande Otelo - Ator.
Edvaldo Brito - Tributarista, professor, político.
Juliano Moreira - Médico,psiquiatra,professor e presidente da Academia Brasileira de Ciências.
Mário Gusmão - Ator
Luis Tarquínio - Empresário
Mãe Stela de Oxossi - Sacerdotisa,escritora
Antônio Carlos dos Santos Vovô - Presidente e fundador do Bloco carnavalesco Ilê Aiê.
Dorival Cayme - Cantor e compositor.

Mas o nosso bairro também existem destaques que nos representa ou nos representaram por algum tempo com o sucesso de seu trabalho e referencia de suas ações dentro da nossa comunidade e no mundo:

Luis Dórea - Ex-campeão de box e treinador de UFC-Ultimate Fighting Championship.
Laudelino Souza - Lau - Ex-vereador, político.
Dankler - Jogador de futebol.
Dilton Uchôa - Campeão de box e ex-jogador de futebol pelo Vitória.
Bule Bule - Repentista, cantor.
Edson Gomes - Cantor.
Flavinho - Cantor
Mestre Dnei - Educador, Capoerista
Tonho Matéria - Cantor, educador.
Sílvio  Mendes - Locutor e apresentador de TV
Gilberto do Nascimento - Advogado e líder comunitário.
Monsenhor Gaspar Sadoc - Padre, professor, filósofo.
Augusto José da Purificação-Augusto Omolú - Bailarino,coreógrafo,diretor do Balé do Teatro Castro Alves.

Famosos em Quintas
Fôlder em homenagem ao mestre Augusto.
Um ex-morador do nosso bairro e personalidade importante da cultura baiana nos deixou este ano, foi morto o dançarino,coreógrafo e diretor de dança do teatro Castro Alves, Augusto José da Purificação,conhecido como Augusto Omolú. Ele residiu por muitos anos no Alto da coruja.Conheci Augusto há trinta anos atrás no restaurante escola do Senac - Pelourinho, quando iniciava no meu primeiro emprego com carteira assinada e ele dava os primeiros passos no grupo folclórico de mestre King, nessa época, pouca visibilidade tinha a dança folclórica na Bahia e poucos eram os que se ariscavam por esta área.
Homenagem dos amigos de Augusto no TCA.

O bailarino além de ser especializado em danças afro-brasileiras foi um dos fundadores e professor da Escola de Dança da Funceb - Fundação Cultural do Estado da Bahia, fez carreira internacional na França, coreógrafo do grupo anfitrião do carnaval de Nice, viveu na Dinamarca como membro do Odin Teatret e criou o projeto IAO para  crianças carentes de Salvador
A direção do Teatro Castro Alves - TCA, o movimento Negro, os amigos e parentes prestaram uma justa homenagem ao grande expoente da dança na Bahia e nós do blog da Cidade Nova nos solidarizamos com o luto da família.

Na semana da consciência negra várias ações e debates foram organizadas no Brasil e em alguns estados foi decretado feriados para comemorar a data, mas o que chamou a atenção foram as palavras dita por uma liderança negra, Kumi Rauf, americano,34 anos que veio à Bahia participar de um Encontro.
Ele é comunicador, empreendedor e dono da maior pagina negra no Facebook( I love being black - eu amo ser negro)com mais de seis milhões de seguidores."Aqui (Bahia - Brasil),você pergunta a algumas pessoas sobre um líder negro e ninguém conhece muito da história. Na América, é possível negar a africanidade,mas nunca a negritude."

Fontes:

Jornal à Tarde,Fundação Cultural do Estado.
http://teatropedia.com/wiki/Augusto_OmolBA


Colaborou:

Jussara Lobo.






2 comentários:

  1. Parabéns Paulo. Achei justa a homenagem a Augusto bem como a lembrança das pessoas que de alguma forma foram ou são destaque.
    Ficaram alguns não citados lógico, não temos boa memória e nos falta o hábito de resgatar valores.
    Mais vamos movimentar continuo torcendo. Vamos às pautas ? rsrsrs
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Não conseguir identificar o autor do comentário,será Carlos Anjos? De qualquer modo gostaria de saber quem são as pessoas que não foram citadas na matéria, sua contribuição continua sendo importante.Quanto as pautas nós também aceitamos sugestões pois ainda estamos elaborando.Deixe de ser preguiçoso!Feliz Natal! e um ano novo cheio de realizações para você e toda sua família.

    ResponderExcluir