facce

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Nas noites de Natal as luzes que decoram as casas durante a noite,revelam as famílias cristãs do bairro.

As milhões de micro-lâmpadas acesas na noite de Natal expostas no Dique do Tororó nos inspira a comparar com as poucas casas enfeitadas em nossa comunidade,mas que ainda resistem à falta de referência de nossa sociedade consumista.Os antigos moradores das periferias bem que tentam manter a tradição que ainda faz lembrar o Natal em família.

Dique do Tororó - foto 01.


Dique do Tororó - foto 02.

Residência da Rua Pantaleão.









Alguns vizinhos decoraram suas fachadas com motivos natalinos e nos motivaram para que, no próximo ano,elejamos as decorações mais bonitas.Dê a sua opinião e nos envie sugestões para o nosso concurso.


Residência da Rua 02 de Fevereiro.


Residência da Rua 07 de Janeiro.

Residência da Rua 07 de Janeiro.

Residência da Rua 07 de Janeiro.

Residência da Rua 07 de Janeiro ( Casa de Carlito).

Residência da esquina da Praça Caldas Barbosa.
Foi uma grande surpresa para nós do blog vivenciarmos essa experiência de fotografar casas decoradas nas ruas do bairro, porque não esperávamos que houvesse tantas casas decoradas na Rua 07 de Janeiros, contamos 22.A própria diocese de Salvador vem promovendo concursos para aumentar a participação das famílias nas tradições de Natal, faz parte do espírito de fraternidade entre  os cristãos.


Entretanto, outras tradições praticamente estão sepultadas, pelo menos aqui no bairro, os presépios.Localizamos o de Jussara Lobo, na Rua 02 de Fevereiro,ela nos conta que mantém a tradição como forma de homenagear a mãe que faleceu a três anos, a saudosa D. Moça.

Presépio de Sara, Rua 02 de Fevereiro.

Presépio de morador da Lapinha.


Nascimento do menino Jesus - igreja da Lapinha.
Maria, José e o menino Jesus - igreja da Lapinha.
Fora os presépios, quem ainda vai às igrejas, santuários, templos assistir missa ou cultos à meia noite?E as famílias conservam à tradição da ceia com peru e farofa?Na sua casa teve brincadeiras, caro leitor?Típico amigo secreto ou teve troca de presentes?

A festa do natal com sua roupagem (inclusive o Papai Noel) surgiu na Inglaterra protestante do século XIX e foi popularizada, já no século XX, pela Hollywood americana e também protestante.A árvore de natal,por exemplo,foi invenção de Lutero ainda no XVI. A tradição de acender luzes nas fachadas das casas é uma forma de homenagear o nascimento de Jesus Cristo, dar claridade e calor ao ambiente. Antes de Thomas Edison inventar a lâmpada elétrica o Natal era iluminado a velas, fato que acometeu diversos acidentes, já que unir árvore é vela era um fator de risco em potencial.


Fonte: http://www.fcnoticias.com.br/significado-das-luzes-de-natal/#ixzz2pXlUgzym

Um comentário:

  1. É bonito comemorar o nascimanto de Jesus. A decoração de natal nos transmite luz,
    e luz é alegria. Foi bom vc fazer essa matéria, para que no final do ano possamos fa-
    zer o concurso de decoração natalina. A decoração pode até incentivar e alegrar aqueles que acham o natal triste. O presépio que armo é simples mais com um grande significado para mim. Gostei da homenagem. Estão bonitas as fotos da lapinha, dique e das casas. Parabéns! LUZ E PAZ PARA TODOS./ SARA

    ResponderExcluir