facce

sábado, 17 de maio de 2014

Lá vem Helen descendo a ladeira com seus amigos.


Helena Borges, 49 anos, moradora da Rua 24 de junho  a vinte anos, iniciou uma curiosa amizade com cinco cachorros que são criados como se fossem seus filhos legítimos. Todos são dóceis e nunca mordeu nenhum morador do bairro, ela garante.
O inicio de tudo se deu quando a mulher presenciou o cachorro (Pit Bull) do Sindicato dos Eletricitários – Sete Portas, batendo num vira – lata provocando ferimentos graves, com dó resolveu acolher o animal em sua casa, aí não parou mais.

O lado bom dessa convivência é o carinho trocado de ambos os lados, ela gosta de dar atenção aos bichos, carinho, beijos, abraço e carrego, em troca é recompensada (quando chega em casa) pela algazarra realizada pelos animais e demais manifestações que lhe ajuda a espantar a solidão. ”É a mesma coisa de ter filhos, já que não os tive”, declara.

Princesa, Margarida, Mel, Lua e Pretinha são os nomes colocados pela mãe orgulhosa e uma delas teve o nome retirado da personagens de novela – Cordel Encantado, Princesa. Helen é fã da atriz que interpretou o papel.....,Pretinha tem como característica a hiperatividade e também é muito ciumenta, não pode vê-la com outro cão no colo que se manifesta com latidos e provocações até recuperar o espaço.


Como toda mãe coruja que se preza a comerciante alega que seus bichinhos são inteligentes, pois aprenderam a comunicar-se com ela em várias situações: fome e sede – normalmente eles se alimentam duas vezes por dia, mas quando estão famintos ou sedentos andam várias vezes em volta da vasilha plástica; ir para a rua – ao se aproximar o horário, entre 17 e 18 h, começam os latidos. 

Quando os animais estão infectados com vírus comuns da espécie como: carrapato – eles apresentam perda de apetite e de peso, são tratados com antibióticos; infecção intestinal – apresentam sangramento ou obra mole, são tratados com água de coco e Infequitrim. Nenhum deles foi contaminado com o vírus da raiva e nem da doença Para virose (praga que deixa o animal paralisado).

Mas além dos prazeres proporcionados pela convivência com seus bichinhos de estimação há ainda os embaraços financeiros a serem driblados, a casa pequena onde dividem o espaço, os vizinhos, os latidos provocam reclamações, e para que haja boa convivência é necessário manter o ambiente coletivo sempre asseado. O gasto mensal com ração está estimado em R$49,00.


Para finalizar nossa conversa quis saber sobre a higiene dos animais em casa e nas ruas, ela conta que todos os bichos foram educados e fazem suas necessidades num paninho que é colocado na hora e todos realizam ao mesmo tempo. Sobre recolhimento das fezes nas ruas Helen adianta que no início não realizava essa ação, até que um dia presenciou um vizinho pisar nas fezes de um dos seus animais e ficou constrangida quando o homem foi procurando um local para a limpeza do calçado e teve dificuldade, um morador da rua foi quem cedeu um balde de água.

2 comentários:

  1. Gostei desta reportagem. A dedicação que esta moça tem pelos cachorros é inegável, e dá exemplo de cidadania, pois sempre que sai com os animais recolhe os dejetos.
    Parabéns pela iniciativa e a Ela pela dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu caro Carlos achei que Helen representa bem tudo que você sempre pediu, exemplos do cotidiano.Conheci essa mulher e fiquei curioso em saber como se cuida de tantos animais sem atrapalhar a vida dos outros, ela consegue.

      Excluir