facce

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Uma nova liderança surge no bairro,"Gordo da Cidade Nova".


Tudo começou quando os vizinhos começaram a lhe procurar para colocar notas no jornal sobre os problemas do bairro, visando chamar a atenção das autoridades. Na época Luiz Araújo, mais conhecido como “Gordo”, morador da Rua das Almas, trabalhava no jornal Correio da Bahia e sempre divulgava as dificuldades da comunidade.
Em 2012, seu amigo de infância Luiz Dórea, foi candidato a vereador e Gordo no intuito de ajudá-lo, passou a tomar maior apanhamento das carências existentes na Cidade Nova, visitando as ruas e procurando solucionar os problemas com os órgãos competentes. Nesse mesmo ano, Gordo assumiu o compromisso com a comunidade de solucionar o problema do campo de futebol, pois em 2010 o Governo do Estado desativou o campo do Moreira, principal área de lazer dos moradores do bairro, para a construção do Conjunto Rainha da Paz.
A batalha enfrentada para a construção do novo campo foi árdua, Gordo passou a assediar insistentemente o governador nos eventos, buscou com ajuda de Dórea, que fosse feita a indicação da realização da obra através da Assembleia Legislativa com publicação no Diário Oficial, acompanhou o processo na Justiça para desapropriação da área atrás da concessionária Retirauto na Rua 28 de abril, realizou reuniões na Academia Champion com os presidentes de liga de futebol, a comunidade  e representantes da Conder, foi dezenas de vezes na Conder para colocar em prática a execução do projeto, acompanhando tudo e fiscalizando a obra.
Depois de muitas idas e vindas, a área de lazer está quase pronta e a comunidade já faz uso do local que possui: campo de futebol, parque infantil (sendo que a Desal vai dispor de equipamentos de ginástica e outros complementares), quiosque, e uma área construída onde está localizado os vestiários e uma sala onde é administrado por Gordo o uso do campo pela comunidade que realiza baba diariamente, ademais é cobrada uma taxa de manutenção para as ligas de futebol, que utilizam o campo por duas horas, de segunda a domingo, das 18 às 22 h, existindo também a escolinha de futebol, que contempla crianças e adolescentes com idades entre 5 a 15 anos, em dois turnos (9 as 12 h e 14 as 17 h). 

Também é realizado no local atendimento médico mensal em duas especialidades (clínico e pediatra), assim como o programa Bolsa Família, encaminhamento de Seguro Desemprego, além de cadastramento no Simm para quem está buscando emprego. Mas, a luta continua, pois as obras não estão prontas faltando ainda a pavimentação da rua que está toda esburacada, e a melhoria do campo que fica cheio de poças d´água, além da iluminação que está deficiente. 
Gordo destacou-se também, na última tentativa da prefeitura em mudar a linha de ônibus que serve ao bairro até o terminal da Barroquinha, mobilizando a comunidade, realizando reuniões, convocando às autoridades municipais através da Ouvidoria do Município. 
A comunidade aprova o trabalho de Gordo.
Na oportunidade foi organizada passeata e uma reunião na escola Princesa Isabel pelos moradores sem a presença dos órgãos públicos, a conclusão da reunião foi de enviar proposta para unir as duas linhas (Cidade Nova – Caixa D’água) para formar um total de cinco ônibus, além da retirada dos micro-ônibus para ônibus convencionais o que foi aprovado e colocado em prática pela Transalvador.

O trabalho de Gordo não parou por aí, ele buscou junto ao prefeito ACM Neto, através dos Deputados João Carlos Bacelar e Bruno Reis, diversas melhorias para o bairro, dentre elas:
  • TAPA BURACO: Ladeira do Ipiranga, Rua 1º de janeiro, Rua das Cascatas, Rua Alto do Forno, Rua 7 de janeiro, Rua das Almas e Rua 24 de junho.
  • RECUPERAÇÃO ASFÁLTICA: Rua 1º de dezembro.
  • ILUMINAÇÃO: 11ª Tv. 24 de junho, 2ª Tv. 28 de abril, Av. Almeida, Rua 7 de janeiro, Ladeira do Conjunto Rainha da Paz, Tv. 28 de abril, 2ª Tv. Trazibulo Ferraz, Beco do Jiló. Troca de lâmpadas de dezenas de ruas.
  •  PODA DE ÁRVORE: Ladeira do Ipiranga, Rua 1º de janeiro e Rua 7 de janeiro.
  • LIMPEZA: Aumento do número de agentes de limpeza de 2 para 4; retirada de entulhos, limpeza da encosta do Alto do Forno.
  • ESCADARIA: 3ª Tv. Índios do Brasil, Rua 28 de abril.
Dezena de pedidos foram encaminhados por Gordo aos órgãos municipais, existindo um compromisso para a execução urgente das seguintes obras:
  • Reforma da praça da Cidade Nova;
  • Reforma do canteiro central da Ladeira do Ipiranga;
  • Escadaria da Av. Leoncio, Baixa da Rua Prof. Sá Nunes, Ladeira da Carmosina, Av. Passos, Rua 1º de janeiro, Rua da Cascata, Av. Alzira, 1ª Travessa da União e Vila Carmosina;
  • Reforma do campinho de futebol localizado na ligação da Rua 2 de fevereiro (Cidade Nova) e Rua 20 de janeiro (Pau Miúdo).
Vale ressaltar e que todo o esforço de Gordo, tem como objetivo único a melhoria de vida da comunidade da Cidade Nova, esperançoso com os resultados obtidos, ele hoje batalha para registrar a Associação Beneficente, Cultural e Desportiva da Cidade Nova, pois sonha em trazer projetos que visam socializar os jovens através de cursos profissionalizantes, “em pouco tempo já fizemos muito pelo bairro e há muito ainda por fazer, estou à disposição da comunidade 24h por dia”.

Contato

Fone.  (71) 8795 3233

Outras fotos


Os moradores estão felizes com o novo campo de futebol.

Vista aérea do novo campo.

O parque infantil necessita de maior número de equipamentos.


5 comentários:

  1. Excelente matéria, Gordo é realmente uma liderança forte na Cidade Nova, tem mostrado o que é ser um verdadeiro líder comunitário e presidente de associação, agindo com honestidade e buscando qualidade de vida para os moradores. Estamos juntos Gordo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gordo pela consciência,esforço e compromisso com nossa comunidade...Abração e muito sucesso você merece!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Gordo. Graças a Você Temos Um Campo Pra Jogarmos a Nossa Bola Final De Semana.

    ResponderExcluir
  4. Isso, precisamos de pessoas comprometidas com o social e que realmente cobrem dos nossos representantes, para que estes saiam dos seus gabinetes é exerçam suas funções que são de trabalhar para o povo.
    Parabéns Gordo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Gordo é o cara!! Parabéns!

    ResponderExcluir