facce

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A passagem de Rubi Confete marcou o dia da nossa consciência negra.

No último dia 20, várias homenagens foram realizadas pelo governo do estado e do município para lembrar a data de nascimento e a luta de Zumbi dos Palmares, para libertar os negros dos cativeiros e criar uma sociedade de escravos libertos no Brasil.

Escultura de Zumbi - Praça da Sé.
Grandes nomes  da nossa história se destacaram exaltando a bandeira da libertação dos negros vindo da Africa: Castro Alves, José do Patrocínio, Rui Barbosa entre outros, porém o mais importante de todos para o povo negro foi Zumbi.As homenagens se estenderam do Campo Grande até a Praça Municipal com muitas atrações, passeatas, banda de samba - reggae, trios elétricos e desfile de beleza Afro brasileira.

Turistas curtiram a programação comemorativa.
Grupo tocou Samba - Reggae.


Jovens fantasiados caminham em direção ao Centro Histórico.
O desfile da beleza Afro foi marcado para as 15 h, porém até as 19 h não havia iniciado e o grande número de pessoas presentes estavam ansiosos aguardando as apresentações. O cantor Tony Sales, "Novinha", deu uma animador e tentou diminuir a frustração dos que aguardava o desfile.

Palco armado para o desfile da beleza Afro na Praça da Cruz Caída.
Rubi Confete era uma lenda urbana, mas nos deixou cedo.

As personalidades populares baianas estão nos deixando cada vez mais cedo e assim ficamos órfãos   de suas principais características, alegria.Ele ficou famoso pela gargalhada e o mega fone que usava para animar os jogos do time do coração - Bahia. Aos 57 anos, Rubi Confete faleu vitima de um AVC - Acidente Vascular Cerebral e recebeu homenagens de políticos, vizinhos e amigos.
Amigos e parentes prestaram homenagens a
Confete e cantaram o hino do Bahia.
O corpo de Rubi foi enterrado em Quintas, ao som de várias musicas, inclusive o hino do Bahia.Ele consegui unir as duas principais torcidas do estado( Bahia -Vitória ) para lhe prestarem o último adeus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário