facce

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Do Carnaval de rua do Nordeste de Amaralina as ruas da Cidade Nova.

Surpreendeu-me a ação da prefeitura em divulgar um 3 º circuito do carnaval de Salvador, batizado - Mestre Pastinha, no Nordeste de Amaralina, em homenagem ao mestre de capoeira, que morou por muitos anos no bairro transformando-se em referência na arte do esporte dança.

Organizadores do 6º Grito de Carnaval, Silvinho(copo na mão)
 e Uiatã(camisa azul).
A estratégia da prefeitura tem a intenção de elevar esse bairro ao seleto grupo dos que ainda existe grito de carnaval e também de facilitar as pretensões do prefeito à reeleição este ano.
A matéria do JORNAL conta que já se passaram 14 anos desde a primeira edição, são vários dias de folia, múltiplas agremiações, comercio aquecido e que os patrocinadores contam com o apoio da comunidade.Fiquei curioso e pretendo tirar um dia para curtir por aquelas bandas e saber qual é o mistério de tanta agitação.

A Cidade Nova perdeu a condição de organizar Grito de Carnaval, com apoio da prefeitura, havia desfiles de blocos, charangas e arrastões. Mas também contribuiu para a extinção: a ausência dos antigos moradores que se mudarem para o andar de cima, Ferreirinha - Rei momo, Sr Caboclo, Antônio Muquim, Trovoada, Divaldo;  também porque os moradores mais jovens preferem pagar pra sair em grandes blocos na avenida.

Sambistas deram o tom e animaram a festa.
Tive sorte de participar de antigos blocos de latas que desfilavam pelas ruas com estandarte puxado por Cuca - irmão de RPS, meu compadre. Saíamos cantando, dançando até cansar e parávamos nas casas dos amigos para pegar contribuições e depois íamos comer água com valor o arrecadado. Recentemente, tiamos o arrastão do Rolão, Amigos de Bacalhau e outros, além do Micajau.

Lista com nomes dos patrocinadores
Silvinho(Bar Improviso) e seus amigos resolveram inovar este ano organizando uma festa carnavalesca numa casa de eventos do bairro. Fui brincar com a nova geração e vê as novidades na música, dança, beleza feminina e revelações também. Dos antigos moradores faltou Luis Henrique - galeguinho, acidentado na festa do Bonfim, mas já está fora de perigo de morte, graças a Deus!


Outras fotos









Nenhum comentário:

Postar um comentário