facce

quarta-feira, 15 de junho de 2016

DEVOÇÃO A SANTO ANTÔNIO RESISTE PELA INSISTÊNCIA DE SEUS DEVOTOS.

Nem a falta de apoio e a sensibilidade dos poderes públicos da Bahia(Bahiatursa, Emtursa) e o crescimento das religiões evangélicas, tem conseguido por fim a uma das mais belas e tradicionais festas baianas. Santo Antônio ou Ogum foi reverenciado pela igreja católica, devotos e também pelos terreiros de Candomblés. 
O templo Ilê Axé Oyá Ogum Silé Omin, bairro de Santo Antônio, estava decorado com bandeirolas azuis e branco, o altar com flores e galhos de palmeiras. Após os trabalhos foi servida aos visitantes e frequentadores da casa saborosa feijoada. 

 

Vista da frente do terreiro.
Vera Lúcia Santos, 52 anos, rezou na avenida Santo Antônio, Cidade Nova. A devoção existe há 20 anos e foi iniciada pela falecida moradora D.Marlene. Este ano, quem patrocinou as homenagens foi o candidato a vereador Sidininho.

Vera posa na frente do altar.

Altar armado em uma das casas da avenida.
Num casarão da Rua Direta de Santo Antônio foi armado um altar em homenagem ao santo casamenteiro e a reza ficou aberta para com os visitantes e curiosos, que  aglomeravam - se no nº 485.



Altar embutido na  parede.
As obras de melhoria da praça anexa à igreja de Santo Antônio não foram concluídas a tempo para a realização dos festejos, sobraram resto de materiais, pisos, areias e desorganização. As pessoas perambulavam no largo disputando o espaço entre as áreas interditadas, barracas e  os sanitários públicos.



Estoque de piso abandonado na praça.
O faixada da igreja de Santo Antonio estava decorada com a imagem do santo, o adro foi decorado e   iluminado com flores e velas acessas pelos devotos. Apos rezas a igreja foi fechada, apenas músicas mecânicas animaram quem se aventurava a encarrar o frio, a garoa insistente tentava acabar a festa. 


Imagem interna do adro de S.Antônio


 Outras fotas


Jovem faz promessa e oferece pão  de
Santo Antônio na porta da igreja.

Av. Santo Antônio decorada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário