facce

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O Terno de Reis da Lapinha é uma tradição cristã iniciada no século XIX.

 
Estandarte doTerno da Anunciação
O Terno de Reis, ou Folia de Reis é um festejo de origem portuguêsa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.

A igreja da Lapinha tornou-se conhecida em todo Território Nacional, quando o ex-pároco José de Souza Pinto, mais conhecido como Padre Pinto, também artista plástico e bailarino, fez uma apresentação na festa de santos Reis no dia 6 de Janeiro de 2006, trajando roupas do Orixá Oxum e da cultura indígena. Fonte: Wikipédia.

”O que é uma lapinha? O que é uma lapa pequena em termos de religião católica? É um presépio. Onde é que Cristo nasce? Numa manjedoura. Uma lapinha, quem é do interior aqui sabe que ninguém fala presépio, fala lapinha mesmo. Uma lapinha é um presépio.
Quando os padres iniciaram a devoção ao Menino Deus, criou-se a capela da Lapinha e então o nome permaneceu. Era o limite norte da cidade no século XIX, tanto que até hoje, o exército libertador, o exército do Dois de Julho entra na cidade a partir da Lapinha, da Lapinha para a Liberdade era o interior. Então, a homenagem ficou, ingressa-se na cidade a partir da Lapinha, a partir dali é que as forças de 1823 ingressaram na cidade." Fonte: Cid Teixeira. 
Presépio exposto na janela de morador da Lapinha.
Conforme padre José Pinto, a visita dos Reis Magos no nascimento de Jesus simboliza a solidariedade, a fraternidade e o carinho entre as pessoas. Dessa forma, os Ternos de Reis surgem com um propósito espiritual de reviver a atitude dos Magos na visita ao menino Jesus. Ao mesmo tempo, se desenvolvem enquanto grupos culturais com seus estandartes e vestimentas criativas. Os ternos adquirem características diferenciadas de acordo com a região onde surgem. 

Reis Magos estilizados, Melchior, Baltazar e Gaspar.
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos.É uma tradição que se mantem viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo,Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás,Rio de Janeiro, Santa Catarina, dentre outros.
Pastoras"Terno da Anunciação"

A comunidade assiste o desfile de Ternos no Largo da Lapinha.
Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da acordeon, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.
Músicos acompanham o desfile do Terno da Anunciação.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural. A grande presença de crianças e idosos caracterizados na festa, transforma a Festa de Reis em um grande celebração familiar e que assegurar a continuidade da celebração por mais de cem anos.
  
Ludimila vestida de ciganinha.
A aposentada, Dalva Isabel Santana, 76 anos, residente no bairro da Cidade  Nova, participa a dez anos do grupo da terceira idade da paróquia da Lapinha. O grupo se reune todas as quartas - feiras no salão da igreja e desenvolve atividades de coral, teatro, participam de eventos religiosos importantes como, Lavagem do Bonfim, festa da Conceição da Praia.
D. Dalva reside no bairro da Cidade Nova.

O atual pároco da igreja da Lapinha José Carlos demonstrou satisfação no trato com a comunidade, sempre sorridente e solícito, não economizou àgua benta para garantir proteção dos fiéis.


O governo do Estado através da Secult e outras secretarias(Ação Social, Justiça) apoiou  o evento, além da infraestrutura ouve liberação de recursos financeiros para confecção de roupas e alegorias que foram repassados aos sete ternos que se apresentaram.O fato negativo observado foi o grande congestionamento de carros e ônibus causado pela liberação do trânsito no local da festa pela prefeitura através da Superinendência de Engenharia de Trânsito - SET, na noite do dia 5. A confusão generalizada de transeuntes trafegando entre carros, ônibus e motos, felizmente não resultou em acidentes graves, apenas atraso para a população que seguiam para suas casas, faltou organização. 


Estandarte do Terno Estrela do Oriente.



Contatos:


Referências:
Wikipédia,
www.cidteixeira.com.br ,



Mais fotos:







4 comentários:

  1. Parabéns Paulo,

    Bela matéria no Blog, vcs ilustraram muito bem a tradição do Terno de Reis.Três foram os Reis Magos (Melchior, Gaspar e Baltazar) que seguiram a Estrela Guia até Belém em busca do filho de Deus, levando três presentes: ouro, incenso e mirra - que simbolizam as três dimensões atribuídas a Jesus Cristo (realeza, divindade e humanidade), as quais devemos honrar com a nossa FÉ até o fim dos nossos dias.
    Valeuuuuuuuuuuu.
    Novamente, parabénsssss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima foi uma grata surpresa ter assistido ao desfile dos Ternos de Reis da Lapinha pela primeira vez e ficar encantado com a festa que imaginava ter acabado. Presenciei a resistência das famílias baianas lutando para preservar o que é bom, mas que nem sempre faz sucesso. Vi crianças, jovens, adultos, idosos,unidos manterem a chama da família cristã pura e feliz. Foi uma boa surpresa que eu espero prestigiar enquanto estiver vivo.

      Excluir
  2. Valeu a matéria, e as fotos ótima, Tem muita gente que não conhece esta festa e o significado tão importante que ela tem em relação ao nascimento de Jesus. Uma festa de fé e luz. Iluminando o coração de todos fiéis com alegria. Ótima gostei muito. Vc mais uma vez
    mostrando a Cultura Bahiana para o nosso Blog. FÉ E PAZ. Prá vc e todos que abrirem o blog.

    SARA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara foi uma ótima experiência vivenciada na festa de Reis. Fiquei encantado com tantas cores,músicas,povo, caracterizações.Tanta riqueza cultural que eu desconhecia,mas pretendo mostra aos baianos através do blog.Aché!

      Excluir