facce

domingo, 27 de setembro de 2015

Esporte Clube Tejo, força e atuação juntas há cem anos no bairro de IAPI.

Aurélio Silva, 82 anos, ex-presidente do Esporte Clube Tejo - ECT, orgulha-se em relatar sua trajetória à frente da agremiação centenária que funciona na entrada do bairro IAPI. Foram três anos como jogador do clube e em seguida surgiu a oportunidade de se candidatar para concorrer à presidência, obteve êxito no pleito ao se eleger por unanimidade.  
                                                                                O mandato de Aurélio iniciou no ano de 1979 e estendeu -se até 1982, só existiam 22 associados e as atividades ocorriam apenas aos domingos. Algumas jogadores se destacavam nesta época: Vavázinho, Pituca, Dário...O Tejo era filiado a Federação Baiana de Futebol - F.B.F, que deu apoio para organizar o campeonato de veteranos e em seguida  iniciar a implantação do futebol feminino no clube (point de garotas bonitas).

Atual presidente Osni com Aurélio.
                                                                                                                                                          
O campo é mantido com pouco recurso.
O trabalho de toda diretoria não demorou a alcançar resultados dentro e fora da comunidade, várias ações resultaram em apoio político(como do saudoso ex-governador Antônio Carlos Magalhães), marcaram a administração de Aurélio: construção do murro em toda extensão do campo, construção da atual arquibancada, reforma da sede administrativa e o telhado. O aumento do número de associados (cerca de 2800) fez com que fosse possível oferecer outras atividades aos associados, curso de corte e costura, culinária e atividade de lazer (seresta).

Entrada de acesso ao campo, arquibancada e vestuários.
Um fato inusitado ocorreu numa festa de inauguração do parque de diversões e serviu para dar “poio político” ao saudoso Ex – jogador da Bahia, Roberto Rebouças, candidato a vereador. O craque veio para jogar no time de veteranos de Aurélio e quando estava próximo de iniciar  o jogo, um caminhão com 12 bois parou na porta do Tejo, foi presente do saudoso ex-vereador Ney Ferreira para a festa. Diante da situação, Silva, teve que providenciar 8 açougueiros para desossar os bois para o churrasco e dar prosseguimento a festança regada por 25 barris de chope ofertado pela Câmara Municipal  de Salvador.
Como nada ofertado por político fica sem recibo (voto), Ney Ferreira solicitou o cadastro dos associados do Tejo para uso na sua campanha.

Arquibancada coberta.

Troféus decoram a sala da administração.
Os números atuais de associados não são revelados pela atual diretoria, sabe-se que foi bastante reduzido devido a suspensão da seresta que ocorria semanalmente. O clube tem despesas com água, luz, materiais esportivos, manutenção da área e funcionário. Mas Aurélio faz uma declaração: ”já se passaram 8 presidentes depois de minha gestão, temos que criar novas fontes de recursos para prestar melhores serviços à nossa comunidade.” 


Outras fotos:





Visitem nosso canal cultural no Youtube: Canal Paulo Gomes

Um comentário:

  1. Gostaria de ter feito o documentário em homenagem aos 100 anos do Clube Tejo, como ainda não obtive retorno da atual diretoria, fiz essa matéria e fico na expectativa de que a matéria sensibilize os diretores atuais para a necessidade de realização do filme.

    ResponderExcluir